Projeto

Sobre o Projeto DataCana

O DataCana consiste em um banco de dados digital para disponibilização de informações geradas com o mapeamento do cultivo da cana-de-açúcar em Minas Gerais.

O projeto surgiu em 2018 fomentado pelo interesse nos impactos socioambientais e econômicos da expansão da cana-de-açúcar no estado mineiro. Em 2022, contou com recursos financeiros da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), por meio da aprovação da proposta no Edital Universal, projeto de Auxílio à Pesquisa (APQ) APQ-01102-22, o que possibilitou a implementação da plataforma web.

Seu principal objetivo é monitorar a expansão canavieira, por meio de técnicas de geoprocessamento e produtos de sensoriamento remoto, em Minas Gerais. A importância do DataCana está no fato de que o Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, sendo que o ranking da produção é liderado por São Paulo, seguido de Goiás e Minas Gerais.

Durante o período de 2003 a 2014, o CANASAT monitorou as safras no Centro-Sul do Brasil, mas o encerramento de sua versão pública deixou uma lacuna no fornecimento dessas estimativas.

Atualmente, o MapBiomas tem feito um trabalho de excelência ao divulgar os dados do uso da terra em todo o Brasil, detalhando, inclusive, a produção canavieira. Foi com base na utilização e análise destes dados que surgiu o DataCana, pois, verificou-se que a metodologia de aquisição dos dados disponibilizados pelo MapBiomas, no estado de Minas Gerais, incorreu em uma subestimativa da área ocupada pela cana.

Assim, a plataforma web DataCana surge como mais uma alternativa à disponibilização de dados da produção de cana-de-açúcar em escala estadual, contribuindo à divulgação científica, à geração de dados, ao fornecimento de estimativas anuais e no auxílio às políticas públicas para o setor.